Abril e o Laço Azul

“A vida, tem um peso na responsabilidade sobre um bem que nos serve a cada um de nós em comunidade… acima de tudo, é um bem de cada qual que nos assiste preservar pelo direito à mesma.”

 – História do Laço Azul –

A Campanha do Laço Azul (The Blue Ribbon Campaine) teve inicio no ano de 1989, em pleno estado de Virgínia, nos EUA, quando uma avó (Bonnie W. Finney) amarrou uma fita azul à antena do seu veículo automóvel de maneira a fazer com que as pessoas reparassem nesse evento e se questionassem do porquê daquele adorno na sua viatura.

bentley_lacoazul1

Com esta atitude, Bonnie W. Finney conseguiu impor uma curiosidade nos elementos daquela comunidade e, com isso, foi capaz de encontrar a coragem para conseguir contar uma história trágica e uma situação que voltava a abalar o seu próprio ser, devido aos maus-tratos que eram aplicados à sua neta pelo casal que “cuidava” dessa mesma criança e do seu primeiro primeiro neto, que já o tinham morto antes de uma forma brutal, por frequência com que eram deferidos os espancamentos pela mãe à criança e como pelo seu namorado/companheiro.

A Escolha da Cor Azul

A cor azul para o laço foi, de alguma forma, bem pensada pela escolha que Bonnie W. Finney decidiu e, apesar de ser uma cor que tanta gente usa universalmente, usou-a como uma demonstração associativa, principalmente para demarcar a causa e a lembrança associada ao estado dos corpos agredidos com que seus netos ficaram, pela cor portanto dos hematomas e das manchas corporais em abundância naquelas crianças, por causa dos maus tratos físicos tidos pelos responsáveis desses atos condenáveis.

Assim ficou escolhida a cor azul do seu laço, pela cor das lesões causadas aos seus netos e que serviu como um constante lembrete, como símbolo de emergência, proteção e segurança, dada a sua eximia luta no apoio às crianças, alvo de maus-tratos.

911_policia_estado_da_virginia

A Campanha

Essa campanha, que começou como uma homenagem desta avó ao seu neto e de chamamento para a proteção à sua neta, expandindo-se mais tarde a uma larga escala e que, atualmente, já são muitos os países que se juntão a esta causa, expondo fitas azuis, durante o mês de abril, em memória às crianças que morreram por resultado deste condenável abuso, mas também por forma de apoiar famílias, no despertando consciências e fortalecer comunidades para reunir os esforços necessários na prevenção da causa e contra a negligência nos maus tratos e abuso infantil.

mae_filho_lacoazul

As fitas azuis correspondem então a uma iniciativa de sensibilização e é uma oportunidade para nos lembrarmos da nossa responsabilidade familiar e comunitária na prevenção dos maus tratos.

Hoje em dia, são muitas as Campanhas que utilizam este elemento de cor azul como símbolo para sensibilização das pessoas, que se fazem ouvir debatendo-se por várias causas, onde se destacam as campanhas sobre o abuso e a violência, sendo das que tendem a suscitar movimentos com maior número de apoiantes e participantes.

O Ato Responsável

Esta história de Bonnie W. Finney que, infelizmente, em muito se coincide com os inúmeros e demasiados casos, demonstrando bem como esta sua atitude, pela preocupação dos muitos casos que se revelaram posteriormente, devendo-se ao efeito do despertar de consciências na responsabilidade que deveremos ter cada um de nós, seres humanos, relativamente aos maus-tratos que são aplicados em crianças indefesas, assim como o que cada um de nós pode e deve fazer para a prevenção e promoção quanto à proteção de direitos dessas crianças indefesas, silenciadas à força por este tipo de terror.

cartaz_crianca_adulto

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s