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– História do Laço Azul –
A Campanha do Laço Azul (The Blue Ribbon Campaine) teve inicio no ano de 1989, em pleno estado de Virgínia, nos EUA, quando uma avó (Bonnie W. Finney) amarrou uma fita azul à antena do seu veículo automóvel de maneira a fazer com que as pessoas reparassem nesse evento e se questionassem do porquê daquele adorno na sua viatura.
Com esta atitude, Bonnie W. Finney conseguiu impor uma curiosidade nos elementos daquela comunidade e, com isso, foi capaz de encontrar a coragem para conseguir contar uma história trágica e uma situação que voltava a abalar o seu próprio ser, devido aos maus-tratos que eram aplicados à sua neta pelo casal que “cuidava” dessa mesma criança e do seu primeiro primeiro neto, que já o tinham morto antes de uma forma brutal, por frequência com que eram deferidos os espancamentos pela mãe à criança e como pelo seu namorado/companheiro.
A Escolha da Cor Azul
A cor azul para o laço foi, de alguma forma, bem pensada pela escolha que Bonnie W. Finney decidiu e, apesar de ser uma cor que tanta gente usa universalmente, usou-a como uma demonstração associativa, principalmente para demarcar a causa e a lembrança associada ao estado dos corpos agredidos com que seus netos ficaram, pela cor portanto dos hematomas e das manchas corporais em abundância naquelas crianças, por causa dos maus tratos físicos tidos pelos responsáveis desses atos condenáveis.
Assim ficou escolhida a cor azul do seu laço, pela cor das lesões causadas aos seus netos e que serviu como um constante lembrete, como símbolo de emergência, proteção e segurança, dada a sua eximia luta no apoio às crianças, alvo de maus-tratos.
A Campanha
Essa campanha, que começou como uma homenagem desta avó ao seu neto e de chamamento para a proteção à sua neta, expandindo-se mais tarde a uma larga escala e que, atualmente, já são muitos os países que se juntão a esta causa, expondo fitas azuis, durante o mês de abril, em memória às crianças que morreram por resultado deste condenável abuso, mas também por forma de apoiar famílias, no despertando consciências e fortalecer comunidades para reunir os esforços necessários na prevenção da causa e contra a negligência nos maus tratos e abuso infantil.
As fitas azuis correspondem então a uma iniciativa de sensibilização e é uma oportunidade para nos lembrarmos da nossa responsabilidade familiar e comunitária na prevenção dos maus tratos.
Hoje em dia, são muitas as Campanhas que utilizam este elemento de cor azul como símbolo para sensibilização das pessoas, que se fazem ouvir debatendo-se por várias causas, onde se destacam as campanhas sobre o abuso e a violência, sendo das que tendem a suscitar movimentos com maior número de apoiantes e participantes.
O Ato Responsável
